sexta-feira, 1 de abril de 2011

KARATE KID #3: KARATE KIDS


É impressionante o nível do Karate destas crianças do vídeo abaixo. O menino - de seis anos de idade - e a garota - de sete - prestavam, neste dia, o exame para se graduarem Faixas Pretas. Ambos foram aprovados, como a própria descrição do vídeo no YouTube se incumbe de nos informar. Mas, neste caso, não posso deixar a oportunidade de colocar em discussão um fato que tem sido cada vez mais comum e freqüente no mundo das Artes Marcias atualmente: graduação de Faixas Pretas cada vez mais novos.

Penso que ser um Faixa Preta de Karate (ou de qualquer outra Arte Marcial) implica em responsabilidades que estão além de apenas possuir certas habilidades técnicas e físicas. Eu sempre aprendi que o Faixa Preta verdadeiro é aquele que mostra de fato a cor da sua faixa durante as vinte quatro horas do dia. É aquele que sabe a importância de, além de reter o conhecimento, conseguir transmiti-lo, mesmo não sendo ele um Sensei. É aquele que, através da experiência de vida e da experiência de anos e anos de Dojo, aprendeu o caminho para fazer com que os conhecimentos advindos da prática exaustiva do Karate tornem-se seus aliados eternos na, muitas vezes, dura jornada da vida.

Pois bem, o que dizer então para estas duas crianças que exibiram, magistralmente, domínio absoluto da técnica do Karate? Devemos impedi-las de se tornarem Faixas Pretas por serem tão jovens? Seguindo a lógica dos argumentos que apontei acima, sim. O que na verdade acho que deve ser feito, é um tempo de maturação maior do praticante entre uma faixa e outra. Muitas vezes, o Sensei se vê numa situação delicada na qual existe a pressão das crianças (e muitas vezes dos pais) para avançarem rapidamente nas faixas. Receoso de perder o aluno ou de desmotivá-lo, o Professor acaba cedendo e permitindo que um aluno demasiadamente jovem ou despreparado adquira uma graduação que não mereça de fato. E, de graduação em graduação, essa bola de neve vai aumentando numa relação inversamente proporcional à qualidade do Karate em questão.

O triste final da história é termos, atualmente, uma quantidade impressionante de crianças Faixas Pretas que, por conta da imaturidade natural, não sabem (e nem teriam como) se portar com tamanha responsabilidade amarrada na cintura. Com isso, o maior perdedor é o próprio Karate, que continuará, cada vez mais, a ser desacreditado e perderá um público importante que busca algo mais verdadeiro e menos imediatista.

Mas, não deixa de ser impressionante o nível destas crianças. Vejam!


O crédito pelo vídeo vai para o Marcelo, meu aluno eventual. Obrigado.

OSS!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Sensei Danilo, concordo plenamente quando diz que "o Faixa Preta verdadeiro é aquele que mostra de fato a cor da sua faixa durante as vinte quatro horas do dia. É aquele que sabe a importância de, além de reter o conhecimento, conseguir transmiti-lo, mesmo não sendo ele um Sensei. É aquele que, através da experiência de vida e da experiência de anos e anos de Dojo, aprendeu o caminho para fazer com que os conhecimentos advindos da prática exaustiva do Karate tornem-se seus aliados eternos na, muitas vezes, dura jornada da vida." Pois graças a você e o Sensei Oswaldo, levo o karate como motivação e lição de vida para o meu dia dia. Obrigado!. E Parabéns pelo blog, tem muita coisa legal, me divirto e aprendo muito.
    OSS!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, quem diria... O Último Samurai ta com dor de cotovelo. A mulecada aí acima no vídeo conseguiu em 7 anos o que o Rocky Balboa de Ribeirão Preto demorou uma vida para alcançar.

    Óbvio que estou tirando uma ondinha básica de vc, velhão... Pelo amor de Deus!

    Até porque não poderia concordar mais com suas colocações. Mesmo não sendo um karateca tenho enorme respeito, identificação e até um pouco de conhecimento acerca de toda a essência dessa (nada menos) filosofia de vida. E pensar no karate como FILOSOFIA DE VIDA é justamente o que te respalda à fazer tais apontamentos.

    Muito mais do que uma "graduação", creio que a faixa preta necessite simbolisar algo como a plenitude de toda uma vida lavada à base dos ensinamentos da nobre arte. Algo muito maior do que talento ou habilidades técnicas. Algo como ensinar, algo como estar disposto à aprender sempre e viver por e para esses ensinamentos.

    E nisso é fundamental que, para o bem de toda a arte marcial - em especial o Karatê, aqui em discussão, a mentalidade siga cada vez mais a sua linha de racíocinio e menos o exemplo como esse por você postado.

    Meus parabéns mais uma vez pelos ótimos textos, velhão.

    Um abraço... OSS!

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso, Thiago, exatamente. Obrigado pelo comentário. Abraço. Oss.

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras do senhor Thiago Lisboa... muito bem dito.

    ResponderExcluir