quinta-feira, 21 de abril de 2011

KARATE KID #5: "ARTE" MARCIAL

NOITE ESTRELADA SOBRE O RÓDANO - Van Gogh
Quem, de fato, já se deu conta do motivo de se utilizar a palavra "Arte" ao se referir à lutas que, em geral, têm como objetivo causar danos à outro ser humano? Seriam - Karate, Judo, Jiu-Jitsu, Aikido - realmente atividades dignas de receberem tal denominação, assim como são, a Música, a Escrita, o Cinema, a Pintura, a Dança, a Fotografia?

MY WAY - Frank Sinatra

Ao recordar de alguns trechos do livro Musashi (de Eiji Yoshikawa), me dei conta de que, além de ser exímio na Arte da Espada, Musashi (o maior Samurai da história) ainda se aventurava no aprendizado e na obtenção de múltiplos conhecimentos em diversas outras Artes, tais como, Escultura, Pintura e Caligrafia. Achava ele que, ao se dedicar a tais atividades, estaria contribuindo, também, para o seu fortalecimento pessoal e, por conseguinte, evoluindo em sua Arte maior: o manejo da Espada. Não creio que ele estivesse errado. Pelo contrário, penso que Musashi apenas compreendeu, no século XVI, aquilo que hoje é absolutamente nítido para mim: dedicação. Esta é a palavra-chave que irá unir tão (aparentemente) diferentes atividades humanas.

HAMLET - William Shakespeare
Depois de alguns anos trabalhando o Karate com crianças, desenvolvi um raciocínio que, normalmente, soa convincente. Várias vezes sou questionado por pais ou pelas próprias crianças a respeito de "quanto tempo se demora para ganhar a Faixa Preta" ou, pior, "quanto tempo se demora para se tornar um campeão de Karate". A estes questionamentos, respondo da seguinte maneira: igualar o Karate (ou qualquer outra Arte Marcial) a um esporte meramente competitivo (futebol, natação, corrida) é diminuir a importância da luta em questão.

Michael Jordan
Afinal, por maior que seja o valor do Esporte na sociedade, ele não é tão grande quando comparado à infinidade de benefícios proporcionados pelo aprendizado de uma Arte Marcial. A Arte está acima do Esporte, sem dúvida. Até porque, a Arte engloba o Esporte. Eu não descarto por completo a prática da luta de maneira esportiva. Apenas penso que visar única e exclusivamente a obtenção de vitórias e medalhas pode ser tão perigoso quanto os tais golpes utilizados. E, saber encontrar o equilíbrio entre formar um perdedor conformado, e formar um ser humano que só pensa em vencer a qualquer custo é o grande objetivo de um Sensei de Artes Marciais.

Estudante Chinês - Fotografia Clássica e Histórica
Quantas vezes precisou o Giba treinar saltos, cortadas e manchetes para se tornar por sucessivas vezes o melhor jogador de Vôlei do pleneta? Quantas fotografias "erradas" precisou o fotógrafo bater para obter aquela  "uma" que tornou-se sua obra-prima? Quantos arremessos à cesta por dia fazia o Michael Jordan? De quanto ensaio precisa um pianista antes de seu espetáculo? A resposta para estas todas, e muitas outras perguntas semelhantes é a mesma: muito treinamento. Seja qual for a sua Arte, você apenas conseguirá se destacar se compreender que necessita praticar aquilo incessantemente, até que o seu corpo aprenda a fazer o movimento sem que o seu cérebro ordene. E isto torna a prática de qualquer atividade extremamente exaustiva e repetitiva, fazendo com que muitos alunos desistam pelo caminho da longa jornada que escolheram.

O PODEROSO CHEFÃO - Marlon Brando
É simples: se eu apenas decorar as teclas do piano que preciso apertar para tocar qualquer canção, esta jamais soará tão verdadeira e visceral quanto se tocada por mãos treinadas. Existe alma na Arte, e isto não pode ser facilmente copiado ou aprendido. Um Heian Shodan (primeiro Kata do Karate) executado por um Faixa Branca, não pode ser igual à um de um Faixa Roxa, Marrom ou Preta. Por isso, deve-se haver paciência para saber que o treinamento é contínuo e ininterrupto, e que a maior competição é a competição interna.

JUDO IPPON - Tiago Camilo
Pensar em vencer os próprios medos e as próprias fraquezas é muito mais importante do que ganhar torneios e colecionar medalhas. Ser extremista e desestimular por completo o espírito competitivo, também não é saudável. Mas, ter em mente que a vaidade nunca poderá sobrepujar a humildade, é algo fundamental a ser transmitido ao aluno.

MAE GERI - Hirokazu Kanazawa
Compreender que, ao buscar interpretar um livro, um filme ou uma poesia, o aluno estará desenvolvendo  a sua sensibilidade, e que isto poderá lhe trazer benefícios, também, em sua luta, é um raciocínio complexo e, certamente, muito questionável. Mas, como atestou Musashi séculos atrás, perfeitamente viável e, por que não, saudável.

No fim, ficam as duras palavras de um sábio Sensei ao seu discípulo após este vencer um importante torneio de Artes Marciais: 

- Você é o campeão, certo? Então me diga: se o campeonato recomeçasse agora, você me garante que o venceria novamente?

- Ah, isto eu não posso te garantir, Sensei.

- Então você não é campeão de nada!

Pura Arte... Marcial.

OSS!

15 comentários:

  1. Oi.
    Este teu post tá mto legau ;)

    Esse quadro do Van Gogh é um dos meus preferidos da obra dele, depois do quadro "O Grito", claro.Aliais esta semana tenho uma obra dele em destaque no meu blogue.

    Tenho o livro Musashi ha ja algum tempo mas ainda não li-o.

    Boas Pascoas


    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Miguel. Sempre olho o seu blog e tb gosto bastante. Mas, não deixe de ler Musashi assim que possível, será sem dúvida alguma inesquecível p vc tb. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Poxa velhaum, muito bacana esta relação...

    A vontade de reler Musashi aumentou também!

    Sobre os outros posts, conversamos num açaí! Abração, parabéns pelo blog...

    Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Mal posso esperar por esse Açaí. Saudades. Abraços. Oss.

    ResponderExcluir
  5. É.... você está se tornando um Musashi ! =)

    ResponderExcluir
  6. Como eu posso me tornar alguém que, na verdade, eu sempre fui?

    ResponderExcluir
  7. Eu discordo... eu sempre me vi mais no Cardoso que em Você Matahachi...

    ass: Takezo

    ResponderExcluir
  8. hahaha, que bom que vc me aliviou da resposta padrão. E, qto ao Mário, não quis tocar no assunto pq iria magoar demais o Cardoso lembrá-lo de que, além de ser o Matahachi, ele tb é o Luigi.

    ResponderExcluir
  9. Eu prefiro o Luigi mesmo.


    ass: Takezo

    ResponderExcluir
  10. Que bom para vocês , super Mário e Luigi ... Olha já agora Mário estou em casa com uns problemas na canalização , podes dar cá um pulo e arranjar isto xD ?

    ResponderExcluir
  11. Posso sim, mas adianto que minhas ferramentas são bem grandes.

    ResponderExcluir