segunda-feira, 21 de março de 2011

O SOM DO CORAÇÃO #8: PRA VOCÊ - PAULA FERNANDES

Penso que poucas coisas podem ser piores para uma obra artística do que a superexposição. Quando uma canção toca demasiadamente nas rádios, ou quando se assiste ao mesmo filme por diversas vezes, muito do impacto original é diluído, diminuindo, assim, a emoção que aquela obra nos provoca.

Porém, as verdadeiras grandes obras costumam ser imunes à esse processo. Ninguém passou a admirar menos o sorriso da Monalisa (o quadro, claro). Nem mesmo as Sinfonias de Mozart correriam este risco, mesmo se as ouvíssemos repetidas vezes. O roteiro de Cidadão Cane continua - e continuará - sendo objeto de estudos. E, E O Vento Levou sempre será inesquecível, por mais que o Corujão continue a exibi-lo alguns pares de vezes por ano.

Disse tudo isso porque, mesmo sem querer comparar essa bela canção com alguma dessas grandes obras clássicas, fato é que esta música - ao menos por enquanto - está conseguindo sobreviver (em mim) ao excesso de repetições diárias nas rádios de todo o país. Isso mostra que ela me tocou de um jeito não apenas superficial, mas mais profundo. Tão profundo quanto a voz abarrotada de alma da linda Paula Fernandes.

Assim como rituais para ver um filme podem ser importantes e, por isso, devem ser respeitados, darei uma dica então: apague a luz, feche os olhos, desligue o monitor, ignore o vídeo do YouTube e viaje na música.

Acredito que bastará Pra Você.


OSS!

Um comentário: