sexta-feira, 18 de março de 2011

KARATE KID #2: CORAÇÃO FAIXA PRETA


Dei-me conta, hoje, de que há muito tempo não falo nada sobre Karate aqui no blog. Neste espaço, acabo me apegando aos meus hobby´s (cinema, música, cães) e deixando a profissão de lado, visto que ela já ocupa grande parte do meu dia e das minhas energias. Em todo caso, irei me policiar mais para, vez ou outra, alimentar o blog com vídeos ou artigos sobre a nobre arte das Mãos Vazias, que sejam do meu interesse e, por conseguinte, do interesse dos meus alunos que aqui perdem (no bom sentido) preciosos minutos.

Para começar, segue abaixo um clip muito bom que mostra técnicas de Karate sendo aplicadas em treinamentos e, na seqüência, em competições, com bastante eficiência e plasticidade. O vídeo inicia-se de maneira respeitosa e correta, mostrando alguns Sensei´s perfilados no maravilhoso Dojo da JKA (Japan Karate Association) com piso de madeira impecável. 

Segue, então, mostrando melhores momentos de competições japonesas masculinas e femininas. Note como os atletas ora usam luvas, ora não. Há, ainda, alguns trechos de vídeos bem antigos do Sensei Yahara, famoso por ser o mais maluco dentre todos os Mestres de Karate do Japão. Seu estilo de Kumite (luta) é absolutamente eficiente e igualmente incomum, mostrando que, ao contrário do que muitos afirmam, o Karate não é uma Arte Marcial rígida e previsível. Apenas há de se compreender que, para atingir níveis extremamente elevados de conhecimento como o do Sensei Yahara, devem-se cumprir, por toda uma vida, todas as etapas do aprendizado do Karate. Resumidamente, primeiro aprende-se a forma, para depois livrar-se dela.

Apenas para não perder o costume, aos 4 minutos e 2 segundos, o vídeo mostra o Sensei Naka - estrela também de Kuro-Obi (2007) - em uma cena do filme Karate Girl (2009). Como dica cinematográfica, o primeiro é bem mais interessante.


O crédito do vídeo vai para meu companheiro de treino Donato Mancini, que o postou ontem no Facebook.

BONS TREINOS, BONS FILMES!

OSS!

4 comentários:

  1. o vídeo é muuuito bom, os karatecas tem uma flexibilidade e uma agilidade inacreditável e o blog é perfeito =)
    ps: nos 2 min e 40 s. do vídeo tem um cara na direita (nº 45) que de costas parece MUITO com você ! ahuahuhua
    beijos

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, obrigado. E qto ao número 45, o cara tb é bom de ashi-barai. Deve ser pq se parece comigo.

    ResponderExcluir
  3. Tem um cara que dá um golpe chamado URAKEN!

    Parece o Cardoso!

    ResponderExcluir