sábado, 12 de março de 2011

CINEMA PARADISO #16: FRASES DE (D)EFEITO

Woody Allen é, definitivamente, um gênio. Dono de uma filmografia incomparável, que inclui algumas obras-primas, muitos filmes sensacionais, outros tantos ótimos e, como não poderia deixar deixar de ter, uns poucos apenas razoáveis e repetitivos. O que apenas atesta que, além de gênio, Allen é um ser humano (o que, confesso, nunca tive muita certeza).

Estabelecendo em seus filmes temáticas recorrentes como conflitos religiosos, medo da morte, hipocondria, relacionamentos tumultuados e, claro, sexo, Allen faz uso sempre de um senso de humor rebuscado, uma pesada ironia e um timing perfeito para o humor físico.

Neste abaixo, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), mesmo com o ridículo título em Português, o carismático diretor consegue nos presentear com uma obra brilhante, duramente realista e absolutamente inventiva. Ao nos atentarmos aos detalhes, a única conclusão a que se pode chegar é que, de fato, Woody Allen está(va) décadas à frente dos demais diretores de seu tempo.

Apenas a análise dos dez segundos seguintes renderia uma interminável e fantástica discussão. E, exatamente neste aspecto, Allen esbanja todo o seu brilhantismo. Ele consegue, ora com poucas palavras, ora com muitas, ora sem uma sequer, evidenciar as falhas, as fraquezas e o quão patético pode ser o homem. Ao mesmo tempo, deixa claro que apenas o fato de ter consciência disso não o torna diferente do resto de sua espécie.


A quem possa interessar, aí vai uma pequena lista dos filmes do diretor que vi e suas respectivas notas. Lembrando que Woody Allen, além de, naturalmente, dirigir suas obras, também escreve a maioria dos roteiros destas. E isto, simultaneamente, mostra que além de talentoso, Allen é desconfiado e sabedor de que poucas pessoas poderiam vislumbrar exatamente aquilo que ele está querendo que seja mostrado. Match Point para ele!



OSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário