sábado, 6 de agosto de 2011

KARATE KID #9: ESCOLA DE KARATE

Na última semana antes das férias de Julho, fui convidado pelo meu amigo (e professor de História) Rafael Cardoso, para falar - às crianças do 6º. ano do Colégio Liceu Albert Sabin - sobre as minhas experiências no Japão. A idéia era de procurarmos passar detalhes e/ou curiosidades que contribuíssem para que houvesse uma maior compreensão da importância daquela cultura num contexto histórico mais amplo. Assim, neste momento, além de passar um bom tempo contando algumas histórias e dando algumas explicações necessárias, fiz uso daquele recurso que nunca me abandona: o Karate.

E foi exatamente nesta hora que criamos os momentos mais marcantes desta visita divertidíssima. Primeiro, mostramos para as crianças um pouquinho de GoHon Kumite (cinco ataques) e, como vocês verão, o professor Cardoso mostra, em suas explicações, que domina ambas as Artes: a do Karate e a da comédia.


Na seqüência, vendo que o interesse dos alunos se mostrava cada vez maior, chamamos um aluno que também é praticande de Karate para que se justasse a nós. Fizemos, então, o Kata Heian Shodan no meio da classe. O resultado até que não foi dos mais desastrosos, e as risadas sinceras das crianças comprovam isso.


Por fim, só me resta agradecer à todos que me recepcionaram tão calorosamente naquela fria manhã ribeirãopretana. Professores, alunos, diretores, enfim, todos os que colaboraram, enormemente, com o sucesso de uma visita despretensiosa que tornou-se inesquecível.

E, claro, um grande abraço ao meu bom e velho amigo, o Sensei Cardoso.

OSS!

7 comentários:

  1. Adorei! Entrei no espírito da aula e dei boas risadas. Beijo, muita saudade.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, tia. Em tempo: não sabia que vc tb era blogueira. Ganhou um novo visitante. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal e tão hilário quanto! hahaha...acho que até acordaria naquela fria manhã pra não perder essa fantástica experiência. Parabéns!
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. muito bom! saudade das aulas de karate, e desses dois ótimos professores.
    abraços sensei.
    oss

    ResponderExcluir
  5. Aê Lucca, que visita inesperada. Legal saber que vc ficou com essa impressão bacana do Karate. E obrigado pelo elogio. Vc tb levava jeito, pena q parou. Abraços. Oss.

    ResponderExcluir
  6. vontade de voltar é o que não falta, quem sabe um dia não nos encontramos no tatame de novo.
    abraços. Oss.

    ResponderExcluir
  7. Esta visita rendeu muito! Agora toda semana eu tenho que contar alguma coisa sobre o Karate!

    Eles adoraram...

    Cardoso

    ResponderExcluir