Na última semana antes das férias de Julho, fui convidado pelo meu amigo (e professor de História) Rafael Cardoso, para falar - às crianças do 6º. ano do Colégio Liceu Albert Sabin - sobre as minhas experiências no Japão. A idéia era de procurarmos passar detalhes e/ou curiosidades que contribuíssem para que houvesse uma maior compreensão da importância daquela cultura num contexto histórico mais amplo. Assim, neste momento, além de passar um bom tempo contando algumas histórias e dando algumas explicações necessárias, fiz uso daquele recurso que nunca me abandona: o Karate.
E foi exatamente nesta hora que criamos os momentos mais marcantes desta visita divertidíssima. Primeiro, mostramos para as crianças um pouquinho de GoHon Kumite (cinco ataques) e, como vocês verão, o professor Cardoso mostra, em suas explicações, que domina ambas as Artes: a do Karate e a da comédia.
Na seqüência, vendo que o interesse dos alunos se mostrava cada vez maior, chamamos um aluno que também é praticande de Karate para que se justasse a nós. Fizemos, então, o Kata Heian Shodan no meio da classe. O resultado até que não foi dos mais desastrosos, e as risadas sinceras das crianças comprovam isso.
Por fim, só me resta agradecer à todos que me recepcionaram tão calorosamente naquela fria manhã ribeirãopretana. Professores, alunos, diretores, enfim, todos os que colaboraram, enormemente, com o sucesso de uma visita despretensiosa que tornou-se inesquecível.
E, claro, um grande abraço ao meu bom e velho amigo, o Sensei Cardoso.
OSS!
Adorei! Entrei no espírito da aula e dei boas risadas. Beijo, muita saudade.
ResponderExcluirObrigado, tia. Em tempo: não sabia que vc tb era blogueira. Ganhou um novo visitante. Beijos.
ResponderExcluirMuito legal e tão hilário quanto! hahaha...acho que até acordaria naquela fria manhã pra não perder essa fantástica experiência. Parabéns!
ResponderExcluirAbração.
muito bom! saudade das aulas de karate, e desses dois ótimos professores.
ResponderExcluirabraços sensei.
oss
Aê Lucca, que visita inesperada. Legal saber que vc ficou com essa impressão bacana do Karate. E obrigado pelo elogio. Vc tb levava jeito, pena q parou. Abraços. Oss.
ResponderExcluirvontade de voltar é o que não falta, quem sabe um dia não nos encontramos no tatame de novo.
ResponderExcluirabraços. Oss.
Esta visita rendeu muito! Agora toda semana eu tenho que contar alguma coisa sobre o Karate!
ResponderExcluirEles adoraram...
Cardoso