quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SHOGUN #1: NAGAHAMA - KYOTO

Queridos amigos, outro dia me peguei fazendo-me uma pergunta que, de certa forma, sintetiza a sensação de estar em um lugar tão diferente do seu habitual: 

"É possível se perder em um lugar onde você nada conhece?" 

Conceitualmente, não. Certo? Pois bem, em apenas dois dias de Japão, já fui obrigado a rever meu próprio conceito, ao me ver forçado a  escolher apenas um acontecimento que ilustrasse o que tem sido - e o que será - essa experiência fantástica por terras nipônicas.

Muito mais do que apenas tirar fotos aleatoriamente, eu gosto de sentir o local, sentir as pessoas. Tentar entender o que se passa na cabeça delas, quais são seus valores, seus pudores e seus temores. E, neste aspecto, por muitas vezes, uma simples caminhada pela rua, uma corriqueira ida ao shopping center ou uma viagem de trem, pode ser muito mais valiosa do que visitar um belo templo ou um monumento turístico importante.

O problema (ótimo), é que aqui estou tendo a oportunidade de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E, mal posso esperar para, no fim de tudo, compartilhar com vocês essa experiência humana fantástica. Por enquanto, farei o que todos fazem: fotos e fotos. 

Nagahama - o aquecimento global não chegou aqui.
Impossível "tombar" a neve.
Muita neve.
Kyoto - Templo Kinkakuji - O mais belo lugar que já visitei.
Oss!
Cartão-Postal.
Mais um.
Três gueixas na frente - Três adolescentes "modernas" atrás.
Cuidado comigo gueixinha...
Cada esquina de Kyoto tem um desses.
Mas este é especial.
Templo da Deusa Kannon.
 Torre de Kyoto.
Turista total.
O Templo e a Coca-Cola...

BANZAI!

OSS!

2 comentários:

  1. Velhaum,

    a Antropologia, criada no séc XIX, tinha por objtivo compreender a(s) lógica(s) das comunidades outras que não européias para melhor explorá-las.

    Hoje em dia, menos comprometida com a "exploração dos outros", a antropologia se faz por meio de uma descrição densa e detalhada das diferenças culturais entre o grupos humanos espalhados pelo globo.

    Você camarada! Você é um verdadeiro antropólogo.
    Um antropólogo aqui... um antropólogo aí. Parabéns pelo texto...

    Observações:

    1 - A neve apenas será tombada quando Musashi chegar (eu) - no verão!

    2 - Faça um treino de karatê!

    3 - Detalhe da coca ao lado do templo! Putz! Eles adoram jogar a vitória na nossa cara!


    OSS! Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Fala velhão, finalmente resolveu passar pelo meu humilde blog, hein. Já sei, isso é saudade, só pode. Mas, fique tranquilo. Semana que vem estou de volta e colocaremos o papo em dia.

    Com relação ao "tombar a neve", obviamente, a legenda foi colocada inspirada em Musashi. Ainda bem que vc ainda tem um restinho de sangue Samurai correndo pelas veias e conseguiu compreender.

    Já com relação a Coca, só tenho uma única coisa para dizer: o Japão que nós amamos, o Japão do Musashi, da Honra, da tradição, do respeito, do Karate - esse Japão - é um país moribundo.

    Oss.

    ResponderExcluir