terça-feira, 20 de julho de 2010

TODOS OS CÃES MERECEM O CÉU #1: ANJOS DE QUATRO PATAS

Poucas coisas no mundo me deixam tão chateado, triste e tocado quanto maus tratos à animais. Apesar do título mencionar apenas os cães, fico igualmente incomodado e inconformado quando o fato acontece com qualquer outro bicho.

Não me orgulho muito do que irei dizer a seguir, me questiono, cheguei até a pensar em se tratar de um certo "desvio de caráter", mas, fato é, me dói mais ver o sofrimento animal do que o sofrimento humano. Defender isso com argumentos é complicado, mas, vou tentar.

Primeiramente, os animais, teoricamente, não se comunicam diretamente com os seres humanos. Numa situação em que dois homens estão prestes a se agredir, uma das poucas possibilidades de evitar que o fato se concretize, é através da comunicação. Sendo os bichos impossibilitados de fazer tal coisa, torna-se ainda mais covarde o ato de agredir fisicamente um animal.



Mesmo em outras situações, a falta da possibilidade de se comunicar com o mundo humando faz com que certos fatos tornem-se ainda mais tristes. Dias atrás, dezenas de cabeças-de-gado (acho ridículo me dirigir assim aos boizinhos), morreram de frio numa fazenda do Rio Grande do Sul. Imaginem a situação! Os pobres boizinhos e vaquinhas, largados a céu aberto, sob uma temperatura baixíssima, impossibilitados fisicamente de procurar um abrigo, afinal, certamente estavam envoltos por quilômetros de arame farpado, e impossibilitados, ainda, de clamar por socorro, jaziram lenta e sofridamente. Chocante, não?



Nessa hora muitos diriam: e os tantos moradores de rua que morrem, todos os anos, de frio nas cidades? Não te preocupas com eles?

Sim, me preocupo também, mas, incomparavelmente menos. Um morador de rua, por mais pobre que seja, tem a liberdade de procurar um abrigo, tem a possibilidade de pedir ajuda e tem a inteligência que, usada apropriadamente em momentos de necessidade, é, mais do que nunca, a mãe da invenção. Ou seja, razões suficientes para minimizar minha preocupação.



Criar animais em condições inadequadas, também é tão, ou até mais, impactante do que os fatos acima. Que direito julgamos ter para restringir a vida de um pássaro à uma gaiola? A de um peixe à um aquário? A de um leão à uma jaula? Seres maravilhosos, com dons naturais incríveis e invejados como voar, nadar e caçar têm suas vidas reduzidas a propósitos descabidos apenas por egoísmo, vaidade e ganância.

Infelizmente não sou vegetariano. É bem provável que no futuro venha a ser. Creio precisar evoluir física e mentalmente para chegar a tanto. Apesar de não condenar o ato de matar para comer, penso que, se conseguirmos nos desprender do consumo de carne animal, evitando assim essa matança, nos tornaremos pessoas mais evoluídas sob todos os apectos.



Meu sonho é ter um sítio, uma fazenda, bem grande, com estrutura apropriada, para que eu pudesse levar cada bichinho que eu encontrasse na rua sofrendo por algum mal. Outro dia li um longo texto que me chamou muito a atenção. Resumidamente, dizia que se você conseguir se livrar de todas as coisas, físicas e emocionais, que te tornam um ser humano fraco, frágil, egoísta, vaidoso, impaciente, nervoso, rancoroso, e outros, parabéns, você acabou de se tornar QUASE tão bom quanto seu cachorro.



Onde eu assino?

OSS!

Um comentário:

  1. Nossa Dan... Eu concordo com vc em tudu oq disse!!!
    Cada palavra sua aqui me emocionou mto...
    Fico feliz q pense assim e se precisar de um "HELP!" pra esse "Orfanato de Animais" existir... Pode contar comigo... hehehe.
    Parabéns pela idéia...
    Parabéns pelas palavras...
    Vc sempre surpreende Garoto!!!
    Bju... Fik com Deus

    ResponderExcluir