quinta-feira, 7 de maio de 2015

KARATE KID #15: "REIGI O OMONZURU KOTO"



Meu amigo e Sensei de Aikido - Roberto - presenteou a mim e a todos os meus alunos com estas pequenas e profundas palavras acerca deste que é um dos principais preceitos das Artes Marciais e da vida. Por isso, faço questão de compartilhar com todos vocês que me acompanham, porque certo estou de que encontrarão uma maneira de adaptar os conhecimentos implícitos em cada linha deste texto à vida de vocês.
Peço, então, licença ao amigo sensei para adaptar, aqui, a infinidade de conhecimentos que ele me transmitira:
" 'REIGI O OMONZURU KOTO' Onegai shimasu: por favor.
Domo arigato gozaimashita: muito obrigado.
Gommen nassai: desculpe-me.
Sumimassen: sinto muito.
Hai: sim (atitude positiva).
Oss: presença estado de atenção; concordância; empenho; não existe tradução literal.
Tudo isso é REIGI: etiqueta, educação.
Quando nos submetemos a uma arte ou disciplina, seja ela qual for, isso deve estar sempre sendo respeitado.
Nas artes marciais em particular, REIGI é algo importantíssimo, e não é porque algumas artes ou linhagens
diminuíram seu uso que deixaram de ser importante, pelo contrário.
O código de etiqueta de cada arte trás em si tudo isso, mas se não PRATICARMOS as condutas, simplesmente não entenderemos.
Hoje, na sociedade em que vivemos, nos esquecemos até mesmo de dizer "bom dia". Um Bushi (guerreiro) antigo olhava para tudo isso com inestimável importância, pois tinha em si que era necessário viver verdadeiramente cada respiro, justamente por não saber a hora exata de sua partida. Para ele, era importante chegar ao derradeiro momento tendo a certeza de que fizera tudo que estava ao seu alcance na sua jornada de descobrimentos (DO - CAMINHO).
Para um estudante marcial, não deve existir "não entendi", existe "Hai" ou "Oss".
Quando temos dúvida, não existe "vem aqui" ou "só Isso". Existe "onegaishimasu" - "por favor, me ensine"; ou "gommennassai" - "desculpe-me, me explique."
Então pergunto aos que considero irmãos de jornada:
O que é mais importante: a reverência silenciosa ao aprendizado ou o latido do ego para provar posições e pseudo verdades?
Afinal, como já dizia meu Sensei:
"Na vida todos somos iguais, pois todos somos um. E se, ao sermos todos um, se você não ouve ao próximo, você não ouve a si mesmo."
REIGI O OMONZURU KOTO. Respeito acima de tudo!"
OSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário