segunda-feira, 6 de abril de 2015

CINEMA PARADISO #22: ANTES DO AMANHECER


O Cinema já nos provou por diversas vezes que é possível se criar algo magistral apenas com uma câmera ligada da maneira correta e, invariavelmente, com a ajuda de uma boa trilha sonora. No fim das contas, são estas pequenas jóias raras que irão permanecer em nossa memória daqui a vinte ou trinta anos, quando os efeitos especiais já não couberem mais na tela, e tais sutilezas se mostrarem cada vez mais raras.

Neste sentido, Antes do Amanhecer é uma pequena obra-prima, concebido em pinceladas meticulosas e recheadas de significado. Jesse e Celine - os protagonistas - são, neste ballet, os exímios dançarinos que, durante 100 minutos, ornam nossas telas com seu magnetismo impressionante.

E digo "magnetismo" pois não há um segundo sequer do longa que seja descartável, e, ainda que concebido dentro de uma estrutura extremamente simples, (basicamente o filme se passa ao longo de pouco mais de 12 ou 14 horas, nas quais os atores caminham e conversam sobre a vida, tendo como "cenário" a própria cidade de Viena), em nenhum momento ele se torna cansativo ou repetitivo.

Isto, em particular, deve-se ao primoroso roteiro de Richard Linklater (Boyhood), e à sua grandiosa capacidade de escrever diálogos memoráveis  e profundos, (vide a excepcional animação "Waking Life"), sem que, com isso, se tornem enfadonhos e entediantes. Pelo contrário: a qualidade do material final é tão incrível, que se torna impossível escolher somente um trecho em específico. Porém, apenas para ilustrar, vê-se nitidamente que o material serviu como fonte de inspiração para cenas que apareceriam em longas futuros, mas que, visivelmente vieram neste aqui se alimentar, exemplo, o diálogo ocorrido em um ônibus se assemelha enormemente - em forma e conteúdo - ao similar encontrado em Closer.

Todavia, Antes do Amanhecer é, acima de tudo, um filme de amor. Ele nos presenteia com a tocante história de duas almas solitárias, que, ainda que inicialmente não quisessem passar essa impressão, ansiavam por encontrar um ao outro, na esperança de que este encontro pudesse abafar suas carências e suas necessidades mais íntimas. Donos de históricos já suficientemente povoados de acontecimentos mal sucedidos, Jesse e Celine vão se envolvendo à medida em que percebem que, mesmo tão diferentes entre si, conseguem suplantar esta barreira apenas por saberem que um "acaso" tão encantador não acontece assim todos os dias, então, na dúvida, "desça do trem".

E o amor é um sentimento tão poderoso que, além de conseguir ser captado na mais silenciosa das cenas (como a escolhida acima), é capaz de se fazer presente, ainda que não consigamos entender o que se está sendo dito. Neste sentido, e numa metáfora fabulosa, as primeiras falas proferidas no filme são em alemão, idioma este que pouquíssimos serão capazes de compreender enquanto o assistem, e, ainda que as falas não recebam legenda, somos plenamente capazes de deduzir o que está se passando, para, na sequência, servirem de ponto de partida para uma das mais belas histórias de amor da história do Cinema.

OSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário