sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O SOM DO CORAÇÃO #23: TOCANDO EM FRENTE - OSWALDO MONTENEGRO / PAULA FERNANDES / LEONARDO

A cada dia que passa, mais me dou conta do quanto sou fã deste excepcional intérprete e compositor da música brasileira. Provavelmente, já dediquei-lhe (ou ele nos presenteou) umas quatro ou cinco canções neste pequeno espaço da blogosfera. 

Desta vez, para não soar tão repetitivo, colocarei, além da referida e sofrida versão de Oswaldo Montenegro, a recente gravação da Paula Fernandes juntamente com o sertanejo Leonardo, desta que é, sem dúvida, uma das mais belas e inspiradas letras da MPB. Vale ressaltar que o crédito pela poesia deve ir todo para a dupla Renato Teixeira e Almir Sater. 


(O crédito pela postagem vai para Érica Tão, que a compartilhou em seu facebook, possibilitando-me me emocionar e roubá-la.)


Agora, para os que escutaram as duas versões, será que poderiam tentar me esclarecer por que diabos a Paula Fernandes canta "cada um de nós compõe a sua história / e cada CEREJEIRA carrega o dom de ser capaz / de ser feliz"?

Ou estou surdo?

OSS!

2 comentários:

  1. "Séculos depois"...
    ...E foi assim minha escolha, dentre as várias vozes a de Oswaldo superou (sempre), sua maneira comovente e profunda, como se levemente tocasse a alma, conseguindo resgatar e traduzir momentos... Ímpar e maravilhoso!!!

    Sobre os créditos da música, culparei o amigo em comum "google"...rs
    Tudo bem que, da forma como procurei ajudou 'ele' buscar a resposta, exatamente, como solicitada: 'tocando em frente oswaldo' e de prima, ofereceu a letra, como se a poesia fosse de Oswaldo e eu acreditei... simples assim..rs

    Aqui poderia acrescentar mais um comentário, em minha defesa sobre minha falta de conhecimento musical, só que não farei... (Ufa!!!! rsrs Minha mania de prolongar me persegue)

    Vou me deixar prolongar pela sua dúvida...

    Me aguçou a curiosidade em escutar (novamente) a versão de Paula Fernandes e Leonardo, assisti o vídeo gravado em 21/01/2011 (seu vídeo foi removido) e realmente tive a 'nítida' (se permite nesse caso) impressão de ouvir algo muito diferente da letra...hahahaha
    Não satisfeita e mais curiosa ainda, encontrei outro vídeo gravado em 14/05/2011 e neste sim ouve-se 'claramente': "...cada ser em si"
    ( http://www.youtube.com/watch?v=0GVufKMLclo )
    Com certeza, explicaram à ela que uma cerejeira nesse contexto, não fazia muito sentido.... hahahaha

    Você é muito detalhista, viu???... hahahaha

    beijos e valeu pelo toque

    ResponderExcluir
  2. Hummm, Erica, acho que todas as pessoas que praticam artes marciais são, por natureza, detalhistas. No meu caso, acho que apenas elevo isso a níveis estratosféricos, hahahaha. De fato, sou mesmo e acho que tenho um olho bem apurado (apesar de não enxergar bem, vejo muito. É possível isso?)

    Acho realmente que ensinaram a letra correta para a Paula Fernandes. Eu tenho aqui em casa a canção na qual ela fala "cerejeira" e realmente não faz nenhum sentido, hahaha. Mas mesmo assim continua sendo uma bela interpretação.

    Sobre Oswaldo, acho que já falei até demais por aqui. Alguém que me faz chorar cantando, certamente merece toda a minha admiração.

    Beijos, Erica. Continuo aguardando a visita de vcs qualquer dia no Karate.

    ResponderExcluir