quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DEU A LOUCA NO MUNDO #3: GEN PÉS DESCALÇOS


(atualização)

Hoje pela manhã tive a dolorosa experiência de assistir o filme. Confesso ainda estar meio estarrecido com tudo o que vi. Se já me parecia ser suficientemente torturante observar tudo aquilo acontecer em Hiroshima, desmoronei por completo no momento em que "fui lembrado" que, três dias depois, Nagasaki passou pelo mesmo. Felizmente, o filme - sabiamente - nos poupa das imagens. Com uma sensibilidade poucas vezes vista, e fazendo uso ao máximo de toda expressividade possibilitada pelos Anime, o filme consegue nos trazer uma bela mensagem de força e esperança. No fim, certo estou de que um trecho do filme dificilmente sairá da minha mente por muito tempo: um homem está chorando pois acabara de ouvir no rádio a rendição do Japão, anunciada pelo imperador Hirohito. Ao ver o homem a chorar, uma Mãe, que acabara de ter sua família dizimada pela bomba, retruca: "Agora? Não podia ter feito isso antes?" ...

GEN PÉS DESCALÇOS (BAREFOOT GEN, 1983) -

***

Normalmente, ocupo o espaço dessa área do blog para divulgar vídeos que me levaram às lágrimas de tanto rir. Dessa vez, será o oposto. O assunto abordado pelo vídeo em questão é muito abrangente e certamente renderá mais discussões futuramente, porém, não tenho como não compartilhar com vocês este pequeno trecho desta sensacional obra baseada no mangá japonês homônimo.

É sabido que os "vilões" da Segunda Guerra Mundial foram os alemães nazistas. Os Estados Unidos conseguiram, após décadas de cinema martelando nesse assunto, desviar o foco do verdadeiro atentado contra a humanidade ocorrido em Hiroshima e Nagasaki. Para comprovar isso, basta responder sinceramente à pergunta: o que te incomoda mais? Ver imagens de Hitler e seus seguidores fazendo sinais nazistas? Ou a famosa cena da explosão em Hiroshima? Creio que a maioria responderá que a primeira opção é a mais incômoda. Isso se deve ao fato de, durante toda a vida, termos aprendido a odiar o nazismo (muitas vezes sem saber os verdadeiros porquês) e a comprar a cultura Norte-Americana o tempo todo. Uma pena.

O pior é ver, nos dias atuais, os Estados Unidos se auto-intitularem a "polícia do mundo" e acharem que têm o direito de invadir quaisquer países que, de alguma maneira, incomodem os seus interesses econômicos, políticos e militares. Procurar as tais "armas de destruição em massa", tornou-se a desculpa esfarrapada preferida dos governantes do Tio Sam. Eles apenas se esqueceram que foram os únicos - até hoje - a fazerem uso, de fato, delas. Da maneira mais covarde e suja possível.

Detalhe: ainda não assisti o filme. Arrisco-me chamando-o, antecipadamente, de sensacional pois acho improvável (ou impossível) que a minha impressão final seja diferente após vê-lo.

NÃO assistam o vídeo caso tenham estômago fraco. É MUITO chocante. Os que me conhecem um pouco mais de perto, perceberão, no final, um detalhe que tornou a experiência ainda mais incômoda. Assistam e verão.


OSS!

Um comentário:

  1. Putz velhão, fiquei curiosíssimo mas confesso não ter coragem de ver o vídeo... Apenas pela descrição do mesmo deduzo tratar-se de algo relativo à Hiroshima e Nagazaki.

    Tendo visto o filme "The Day After", que nem é lá muito chocante e mesmo assim já me impressionou demais, faço um parâmetro e chego à conclusão que não vai ser agora que vou ver essa sua indicação. Hehehehe

    Assim que tivermos oportunidade, contudo, podemos conversar sobre o assunto. Como disse no começo do comentário, fiquei curioso.

    Abraço velhão e parabéns pelo blog show de bola que vc vem mantendo.

    OSS!

    ResponderExcluir