segunda-feira, 30 de março de 2015

KARATE KID #14: O MESTRE E O CAMPEÃO - "SOBRE O VALOR DE UMA CONQUISTA"




Nas Artes Marciais, buscamos, sim, conquistas grandiosas. Porém, enganam-se os que pensam que me refiro à medalhas e troféus. Estes seriam apenas pequenas consequências naturais do treinamento e da dedicação árdua. Já os valores transmitidos marcialmente ao indivíduo, na escala de importância humana, estão e sempre deverão estar muito acima do que pesa uma medalha, que nada mais é do que um retrato momentâneo e fugaz de domínio técnico. Arte Marcial não se resume a isto. 


E neste sentido, quem até hoje melhor sintetizou o sentido de uma conquista esportiva, foi um renomado Sensei da primeira geração de mestres que pisou no Brasil. 

Segue a história:


Em meados da década de 70, acontecia, naquele dia, o Campeonato Brasileiro de Karate. Atletas do Brasil inteiro, diga-se de passagem, a geração de ouro do Karate nacional, disputavam, luta-a-luta, para ver quem voltaria para casa consagrado. Eis, então, que um atleta paulistano, após vencer todos os seus embates, sagra-se pela primeira vez campeão nacional. Extasiado pelo prazer da conquista, após receber a medalha, aproxima-se do seu Sensei (o que citei acima) e diz:


- Sensei, Sensei, eu consegui! Sou campeão brasileiro de Karate! 

Ao que, com a frieza que só os orientais sabem ter, o Mestre responde: 

- Você campeão? Campeão de quê? 

- Como assim, Sensei, o senhor não viu? Venci sete lutas... aqui está a medalha...

Feito um breve silêncio, o velho Mestre prossegue: 

- Hum, então você é campeão. Bom, já que é campeão, me diga uma coisa: se o torneio começasse novamente agora, neste exato momento, e você tivesse que lutar contra os sete adversários outra vez, você me GARANTE que continuaria sendo o vencedor? 

Sem nem precisar pensar muito a respeito, o campeão replica: 

- Não, Sensei. É impossível te garantir isso. 

...

- Então você não é campeão de nada! Amanhã tem que treinar mais.

---------------------------------

(Esta história foi-me contada muitos anos atrás por uma pessoa que não teria, por motivo algum, razão para inventá-la. Além do que, convenhamos: ainda que haja uma certa "liberdade poética" nela, não conheço nenhuma outra mais perfeita para sintetizar o que o deve ser o pensamento de um verdadeiro artista marcial.)


OSS!

2 comentários:

  1. Simplesmente magnifico todas as mensagens transmitidas nessa história, em especial o manter do foco na vida, essa é a maior das lições da história. A só um detalhe, é bem sua cara, Sensei o conto, mais ou menos resume um pouco do senhor. Oss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thiago, sempre buscamos compartilhar histórias e textos que nos ajudem a encontram o DO que tanto procuramos. OSS! :)

      Excluir