terça-feira, 8 de maio de 2012

KARATE KID #13: A IMPORTÂNCIA DO SENPAI


Motivo de risos óbvios em 100% das vezes em que é escutada pela primeira vez por alunos iniciantes, o termo "senpai"  (aquele que veio primeiro) é muito mais do que um simples divisor de graduações, ou algo que apenas determina a posição de cada aluno na hora do perfilamento inicial e final. Trata-se de uma importante figura no dojo, tão importante quanto o próprio sensei, pois servirá de modelo diariamente, tanto no âmbito técnico quanto no comportamental, fazendo com que os kohai (aquele que veio depois) aprendam através da simples observação, imitação e admiração do seu superior.

As tarefas do senpai em um dojo são diversas: devem estar sempre buscando o aperfeiçoamento do seu Karate para que possam servir de bom exemplo aos calouros. Mas, mais do que isso, têm a função de auxiliar o sensei nas aulas, fazer correções técnicas e de atitude que se julgarem necessárias nos iniciantes e participar mais ativamente do dia-a-dia do dojo, fazendo dele um complemento do seu lar, e de seus colegas de treino, uma segunda família.

É importante que o senpai tenha o que chamamos de postura. O que vem a ser isso? Simples, basta entrar em um dojo e observar a aula por alguns instantes para que nossos olhares se dirijam para alguém em específico. Este alguém, normalmente, é o senpai. Ele se destaca dos demais por saber exatamente a maneira de se comportar dentro e fora do dojo, e esse detalhe é fundamental. Ter consciência de que os ensinamentos do Karate não devem ficar restritos aos momentos de aula, devendo, sim, serem transportados para todos os demais momentos do dia do indivíduo, seja na escola, seja em família, seja no shopping, seja em qualquer lugar.

Essa referida postura fica caracterizada em alguns minimalismos que nem todos os cidadãos comuns conseguem distinguir, mas, certamente, conseguem, ao menos, notar e admirar, por exemplo: maneira de andar, maneira de se comportar diante das pessoas, modo de olhar, zanshin (alerta) constante, modo de sentar, de se dirigir   às demais pessoas, de dirigir o carro, enfim, é como se o Karate remodelasse todo o indivíduo substituindo os velhos maus hábitos  e desleixos por um aura de samurai.

Além disso, é importante que o senpai aprenda, desde cedo, a maneira correta de transmitir os seus conhecimentos já adquiridos. Saber que não ganhará no grito o respeito e a admiração dos kohai é o primeiro passo para isso acontecer. Portanto, a velha regra do "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", nunca se mostra uma boa escolha. O respeito é conseguido através do exemplo. O kohai deve olhar para o seu senpai e querer ser tão bom quanto ele. E, para tanto, é fundamental, também, que o senpai saiba que o aprendizado do Karate é lento e gradual, ou seja, não adianta querer dar dura em tudo que o kohai fizer de errado, ou despejar seus conhecimentos a esmo, isso normalmente acaba dando efeito contrário, terminando por afastar o iniciante do Karate por intimidação.

O senpai é aquele que se destaca por ter um natural instinto de liderança e uma voz de comando diferenciada, que faz com que todos dêem mais atenção aos ensinamentos por ele enunciados. É aquele que sabe que ainda tem muito o que aprender e, por isso, tem o devido respeito por seu sensei justamente por saber que é ele que lhe trará esses conhecimentos futuros e que lhe trouxe todos os anteriores. É aquele que sabe exatamente o momento de falar e de calar, e que tem a plena consciência de que o segundo verbo é mais importante do que o primeiro. É aquele que ama o Karate, arte marcial por nós escolhida, como de fato o é: a coisa mais importante da nossas vidas.

OSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário